O Grupo Escolar do Bairro Barra Funda,em Leme, foi criado por Lei nº 6.158,de 05 de junho de 1961,destinado a servir aos filhos da classe operária,residente "abaixo da linha do trem". Após o golpe militar de 1964,a escola passa a se chamar "Grupo Escolar Prof. Queiroz Filho".Hoje E.E."Prof Queiroz Filho",tornou-se uma escola bem localizada,que atende à alunos do bairro e de bairros distantes. Dirª Isamara A. Zacarioto Borin,Vice Diretora Jacqueline S.Lavezzo e P.C Luis Cláudio Glária.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
História da Páscoa
Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação,que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
História da Páscoa
Origens do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a história do coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate, significados, importância, formas de comemoração e celebrações, rituais e símbolos
As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm


RIFA DAS 8ª SÉRIES/9º ANO 2014
ELEIÇÃO DO GRÊMIO DE 2014
Grêmio estudantil
Os grêmios estudantis são organizações formadas e lideradas por estudantes e incentivadas pela Secretaria da Educação por meio do Núcleo de Articulação e Iniciativas Junto a Pais e Alunos (NUART). Atualmente, mais de 3,3 mil escolas estaduais contam com representantes eleitos pelos demais alunos.
“O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade”, afirma Eliane Cecílio Jorge, diretora do NUART. “Além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar”, explica.
Entre as atribuições de um grêmio estudantil estão:
- Fomentar a integração e o envolvimento dos alunos com o corpo docente e com os funcionários;
- Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola;
- Permitir que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade;
- Contribuir na construção da comunidade escolar;
- Estimular a participação e o engajamento de todos os alunos nas atividades e projetos na escola.
Os alunos que participam de organizações como o grêmio estudantil são estimulados a promover a interação entre eles, com toda a escola, família e comunidade. Os estudantes desenvolvem o espírito do protagonismo juvenil e perfis de liderança no ambiente escolar.
Passo a passo para abertura de um Grêmio Estudantil
De acordo com o NUART, os alunos e gestores que quiserem formar um grêmio em sua escola devem seguir alguns passos simples. O primeiro deles é organizar uma comissão, que deverá esclarecer aos estudantes quais as funções do grêmio dentro da escola. A comissão, que deve ser formada por representantes escolhidos pelos alunos, ainda terá a função de elaborar um estatuto e organizar a eleição, a apuração dos votos e a posse da chapa eleita.
“A formação do Grêmio Estudantil deve ser resultado da motivação e iniciativa do aluno sobre a importância deste colegiado e, fundamentalmente, pelo incentivo, estímulo e conhecimento transferido pelos gestores das unidades escolares. É o primeiro exercício de participação democrática do aluno”, afirma a coordenadora dos colegiados que compõem a Secretaria da Educação, Eliane Cecílio Jorge.
http://www.educacao.sp.gov.br/portal/area-reservada/pais-e-alunos/gremios-estudantis


quarta-feira, 9 de abril de 2014
Saúde na Escola - DIA MUNDIAL ATIVIDADE FÍSICA
Tema 2014: "Um gol de placa, um gol de saúde"
Durante a semana de 01 a 04 de abril de 2014, com orientações dos professores de Educação Física Fabiano e Edilza, os alunos participaram de atividades físicas, visando os benefícios que podemos ter com a prática diária. O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças. Então vamos nos exercitarmos!!!!

sábado, 5 de abril de 2014
VISITA NO SÍTIO RIBEIRÃO DO MEIO.
Visita No Sítio Ribeirão Do Meio
No dia 02 de abril os alunos da 7ª série/8º ano em companhia da professora Edilza visitaram o Sítio Ribeirão do Meio, cujo proprietário é Antonio Montan. Ele nos apresentou seu trabalho que está voltado para produção de alimentos e estoque de energia. Considerando o aumento da população mundial, seu trabalho tem como objetivo aumentar a produção de alimentos geneticamente, aproveitando o mesmo espaço de terra. O proprietário trabalha com milho, cana e sorgo (planta de origem da africana) e os utiliza como fonte para estocar energia.
.


DIA DO CIRCO
Apresentação em comemoração ao dia do Circo
E. E. Profº. Queiroz Filho
No dia 27 de Março comemoramos o dia do Circo, este dia foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, que comandou o circo por mais de trinta anos. A data foi instituída em razão de seu nascimento no ano de 1897, em Ribeirão Preto/SP. Piolim chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Para comemorar esta data especial, visando disseminar informação e cultura para os alunos e colaboradores escolares, o professor Rafael Medeiros, licenciando em Física pela Universidade Federal de São Carlos, apresentou alguns números circenses para os alunos, como por exemplo, o malabarismo (arte de manipular objetos com destreza em seus movimentos), equilibrismo e muita mágica.



Assinar:
Comentários (Atom)